Contatos
socialvig.comercial@gmail.com
Como otimizar o serviço de limpeza
em sua empresa ou condomínio
A limpeza é essencial em qualquer ambiente, incluindo empresas de qualquer segmento, afinal, todos merecem viver e trabalhar em locais com salubridade adequada e devidamente limpos, certo? E em alguns estabelecimentos, a higienização apropriada faz toda a diferença tanto para funcionários com para clientes.
Visto que a frequência com que a limpeza do lugar é feita se torna tão importante, é primordial que você tenha em mãos o famoso POP (Procedimento Operacional Padrão) que norteia o serviço em todo o estabelecimento garantindo através da padronização os resultados esperados. Elaboramos algumas dicas para você montar um POP de limpeza e fazer com que seu ambiente esteja sempre limpo e organizado. Continue lendo e confira!
Por onde começar?
O que e quando limpar?
Ao montar o POP de limpeza para seu local, é interessante levar em consideração alguns pontos importantes. Há lugares que devem ser limpos diariamente, outros que podem ser limpos em intervalos de alguns dias ou levarem até de uma semana para serem asseados de novo.
O POP pode variar de acordo com o segmento e o porte da empresa, mas, de maneira geral, é preciso seguir as frequências abaixo:
Diariamente
Essa limpeza deve ser feita todos os dias, sem exceção. Outras atividades podem ser inseridas de acordo com a sua necessidade – como, por exemplo, os locais onde é servido o almoço no próprio trabalho será preciso limpar também o refeitório diariamente.
Semanalmente
Uma opção para a limpeza semanal é a já popular “faxina”. As salas, por exemplo, podem ser superficialmente limpas todos os dias, mas devem passar por uma limpeza mais aprofundada pelo menos uma vez por semana. Outros locais que podem ser limpos semanalmente são:
Vale lembrar também que essas são apenas algumas dicas de POP de limpeza para seu local, porquanto as ideias podem variar de acordo com o segmento ou a necessidade.
Além das rotinas, o POP pode indicar os materiais e produtos que devem ser utilizados. Por exemplo, os vasos sanitários devem ser limpos com sabão e cloro diluídos em água em proporções ideais para permitir a higienização e descontaminação dos mesmos. Enquanto que materiais de alumínio e peças de decoração não podem ser limpos com materiais abrasivos e assim por diante. Você pode adequar o procedimento a cada ambiente.
Algumas outras dicas também podem ajudar bastante. Vejamos a seguir...
Dicas importantes na hora de montar o POP de limpeza